Mountain Bike - Cumes do Vez


Mountain Bike - Cumes do Vez


A experiência “Bike Tour - Cumes do Vez” é um tour de 2 dias de BTT, que o levará a conhecer as espetaculares Serranias de Arcos de Valdevz, adjacentes ao vale do rio Vez.

Durante dois dias irá explorar as magnificas e panorâmicas encostas do Parque Nacional Peneda-Gerês, em concreto, da Serra do Soajo. Aqui, o corço, o javali, o cavalo Garrano e o gado Cacheno, atravessam livremente os prados e montanhas a cotas superiores aos 1000 metros de altitude.

Passagens por refúgios de montanha, pelas Brandas tão características destas zonas serranas e pelos rios e ribeiros que as servem, assim como algumas das aldeias mais antigas deste concelho do Alto Minho, como é caso de Oucias e de Lombadinha, marcam definitivamente este dia. A passagem numa das “Portas” do Parque nacional Peneda-Gerês, a Porta do Mezio, marca também o primeiro dia deste Tour.

Esta experiência ficará não só marcada pela beleza paisagística e pelos trilhos seculares, mas também pelos sabores da gastronomia local e vinhos desta riquíssima zona vinhateira. As carnes típicas da zona, como são a posta Cachena ou o Cabrito Serrano, a par com os diferentes vinhos verdes, aliados aos enchidos ou mel locais, farão por certo parte do conjunto de descobertas que poderá desfrutar e apreciar, após algumas horas de atividade em rotas a perder de vista.

Mas não ficamos por aqui. No dia 2 deste tour, serpentearemos as bucólicas paisagens da Reserva Natural do “Corno do Bico”.

Recheadas de Cedros, Carvalhos e Pinheiros que trazem com suas sombras, uma sensação de mistério e descoberta a este percurso, estamos convictos que este dia não deixará ninguém indiferente. Uma área, a cerca de 850 metros de altitude, localizada entre os municípios de Arcos de Valdevez e Paredes de Coura, onde nas suas encostas, é possível ver os ''caos de blocos'' característicos nesta zona, que são aglomerados de blocos de granito, a rocha dominante da região, conferindo um aspeto caótico à paisagem. Nesta região estão incluídas as cabeceiras de três dos principais cursos de água minhotos, i.e. Coura, Labruja e Vez. Toda esta envolvente de bosques é visitada regularmente pelas “populações” de cavalos Garranos e gado Barrosão que e atravessam esta zona montanhosa para pastar nos seus prados.

Neste Tour a estadia será garantida em Hotéis de 4 estrelas ou Casas de Turismo Rural de nível superior (mediante disponibilidade), em partilha de quarto duplo com pequeno almoço incluído. Possibilidade de opção por quarto single, mediante pagamento extra.


Para informação detalhada faça download da brochura


MTB Tour - Cumes do Vez.pdf