Road Cycling- Cumes do Barroso ao Gerês


Road Cycling- Cumes do Barroso ao Gerês

No extremo noroeste de Portugal, entre o Alto Minho e Trás-os-Montes, encontramos o Parque Nacional da Peneda-Gerês, a única área protegida portuguesa classificada como tal. Considerado pelo "The Guardian" como um dos 10 melhores Parques Naturais da Europa, é “um mundo à parte” no qual a natureza e os seres humanos se encontram em perfeita harmonia, preservando valores e tradições ancestrais. Possui uma beleza invulgar, com paisagens montanhosas de características muito sui generis, perfeitas para atividades ao ar livre. A luxuosa vegetação, com uma infindável variedade de tons verdes, inclui a única floresta de azevinho em Portugal, e espécies endémicas como o lírio do Gerês, que ilumina os campos com seus tons de azul-violeta. Os rios e riachos descem pelas montanhas, precipitando-se em cascatas, formando represas de águas cristalinas que convidam a banhos retemperadores. As paisagens são de tirar o fôlego. Por vezes pode avistar um cervo ou, se tiver sorte, o seu predador, o lobo ibérico. 

Mais comuns são os garranos, cavalos selvagens que correm livremente pelas montanhas. Poderá também encontrar gado de raça Barrosã ou os cães de Castro Laboreiro, com seu pelo escuro, guardando os rebanhos que se movem ao ritmo das estações. Este “jardim à beira-mar plantado” permaneceu por bastante tempo desconhecido do público em geral. No entanto, nos últimos anos eventos desportivos como o Campeonato do Mundo de Trail Running e a etapa anual do Gerês Granfondo (evento de ciclismo que reúne cerca de 2000 atletas de vários cantos do mundo) escolheram esta região. Com estradas em perfeitas condições e praticamente sem trânsito, o Parque Nacional da Peneda-Gerês goza de um ambiente único para o ciclismo, com vales profundos, subidas desafiantes (com picos de montanha acima dos 1500 metros) e planaltos com vistas panorâmicas deslumbrantes.

 Com anos de experiência na organização de atividades ao ar livre, a Adventours® leva a cabo a Cyclin Tour - " Cumes do Barroso ao Gerês", com o objetivo de oferecer uma experiência inigualável pelas estrada de montanha do norte de Portugal, atravessando alguns dos cenários naturais mais espetaculares da região. Pensado para ciclistas regulares (de estrada ou de montanha), o evento Gerês Cycling Tour terá duração de 2 dias e uma distância total percorrida de aproximadamente 200km, num total acumulado de +3250 metros de altitude, explorando o interior destes cenários majestosos. 




Para informação detalhada faça download da brochura


Cycling Tour_Cumes do Barroso ao Gerês_ 2 dias.pdf