Caminhada/Trekking da Penameda


Desculpe, o registro terminou.

Esta rota com 12 km, inicia-se em São Bento do Cando, freguesia da Gavieira, concelho de Arcos de Valdevez, um importante pólo de peregrinação devotado a São Bento. Iniciamos esta rota secular, em direção ao rio Pomba, percorrendo os carreiros desta povoação serrana da freguesia da Gavieira, por onde as gentes locais teimam em manter vivas as tradições brandeiras. Após alguns quilómetros, chegamos ao planalto da Penameda, onde pastores, romeiros e amantes destas montanhas cruzam estes magníficos trilhos a cerca de 1100 metros de altitude, onde encontraremos uma pequena lagoa muito perto do famoso Penedo da Meadinha, cuja lenda diz que as raparigas solteiras da região iam até à lagoa para atirar uma pedra para cima do penedo! Se a pedra não caísse à água, a rapariga casaria nesse mesmo ano. Ainda hoje esta lenda perdura, visto que, são muitas as mulheres que se deslocam a este penedo, na esperança de casarem no ano seguinte. Este lago também conhecido como “Pântano” pelos locais, servia uma mini-hídrica que até meados da década de 80 fornecia a energia elétrica à aldeia da Peneda. Após circundarmos o "pântano", ladeamos a Penamêda, num trilho que serpenteia a montanha, até atingirmos a Bouça dos Homens, por onde as cachenas e garranos também circulam. Já em direção a S. Bento, ainda há tempo para atravessarmos o bonito bosque do "Batateiro", com a Branda da Aveleira na linha de horizonte. Se é um amante de Trekking não perca esta aventura! Venha sentir o Gerês com a Adventours!


  • Data: 18-10-2020 09:30 - 18-10-2020 14:00
  • Localização: São Bento do Cando, Arcos de Valdevez, Portugal (Mapa)

Descrição

Actividade: Trekking/Caminhada

Distância Aproximada: 12 km

Altimetria: A atividade terá cerca 1000 metros de desnível acumulado. Uma vez que o percurso é de ida e volta, a altimetria positiva (500 metros) será igual à negativa.

Duração prevista da atividade: 5 horas

Nível de dificuldade: Este percurso é, pela sua extensão e pelo desnível, de dificuldade média, aconselhado a pessoas com alguma experiência em efectuar rotas de montanha ou com uma condição física que lhes permita terminar confortavelmente os 12 km de distância.

Horário Inicio atividade: 09h00

Horário previsto para o fim da atividade: 14h00

Local de partida e chegada: S. Bento do Cando

Coordenadas: 

Limite mínimo de inscrições: 4 pessoas

Limite máximo de inscrições: 10 pessoas

Idade mínima: 14 anos

Preços: - Adultos: 13€/pessoa

- dos 14  aos 17 anos: 7,5€/pessoa

O valor da inscrição inclui: Acompanhamento com elementos da Adventours® e seguro de Acidentes Pessoais; Chá/ café (cada participante deverá fazer-se acompanhar de copo).

Não inclui: tudo o que não está mencionado no ponto “inclui”.


Por favor, leia atentamente os Termos e Condições antes de se inscrever 


Inscrição, Procedimentos e Pagamentos

Para se inscrever deverá efetuar, obrigatoriamente, a sua inscrição, via formulário no nosso site www.adventours.pt ou para o e-mail inscricoes@adventours.pt, significando que neste ato está a concordar com os Termos e as Condições da atividade.

1. Para efetuar a sua inscrição selecione um bilhete, clique em “checkout” e preencha os dados solicitados, salvando no final.

2. Para efetivar a sua inscrição deverá efetuar o pagamento através de:

Transferência bancária para a conta PT50 0065 0921 0029 8030 0043 1.

MBWAY para o número +351 910 523 417

3. Deverá enviar o comprovativo de pagamento para o e-mail: inscricoes@adventours.pt

4. A inscrição só será validada após receção do comprovativo pagamento.

Posteriormente irá receber toda a informação relativa à atividade.

Caso pretenda a emissão de recibo com o seu NIF deverá solicitar-nos no ato de pagamento da atividade.